Sejam todas/es bem-vindas/es a newsletter da Aliança Negra pelo Fim da Violência – um programa composto por organizações e redes da sociedade civil com lideranças de mulheres negras, investidores sociais, o ELAS+ Doar Para Transformar, e a Ford Foundation. O principal compromisso é com a mudança dos impactos que o racismo e a violência racial produzem na população negra e em toda a sociedade.
O cenário de violência armada no país é assustador e afeta diretamente a população negra. Segundo o Atlas da Violência (2021), de 2009 a 2017, a taxas de homicídios contra pessoas negras seguiram uma trajetória de crescimento de 34,6 para 43,1 a cada 100 mil habitantes. Contra pessoas não negras houve redução de 16,1 para 14,8, no mesmo período. Trata-se de uma política que extermina fisicamente e simbolicamente o maior grupo social do país, e lhes confere maior vulnerabilidade, tanto em situações de abordagem ostensiva pelos agentes públicos de segurança quanto na esfera judicial.
Aqui neste espaço, vamos compartilhar, semanalmente, as ações e projetos desenvolvidos pela Aliança Negra e fortalecer o debate público em torno de questões fundamentais para o enfrentamento do problema. A ideia é compartilhar reflexões sobre a necessidade de fortalecimento da participação da sociedade civil na formulação das leis e políticas de segurança pública, do advocacy e das mobilizações sociais em torno da violência.
Além disso, queremos atrair novos parceiros e sensibilizar outros atores sociais para se juntar a nós diante desta questão tão relevante no país.
Como a violência racial é um problema com raízes históricas, nós apostamos na luta coletiva, no apoio e na confiança nas organizações que possuem lutas e conquistas também históricas no campo do enfrentamento ao racismo, no avanço da filantropia negra, nos investidores sociais privados que possuem uma responsabilidade com as brasileiras e brasileiros e, fundamentalmente, na atuação dos movimentos das mulheres negras.
Acreditamos efetivamente na possibilidade de mudança desse contexto e na afirmação de que as vidas das pessoas negras importam! Confiamos na possibilidade de ganhos efetivos com políticas públicas, no debate social, na conquista de novas parcerias e na construção de uma frente para um Brasil diferente nos próximos anos. Acreditamos que é possível construir um país onde famílias e comunidades não sejam destruídas pela morte de crianças e de jovens negros na ida para a escola, onde as medidas de segurança pública cumpram a finalidade de garantir segurança à população negra.