O Programa Aliança Negra Pelo Fim da Violência é uma iniciativa de apoio a organizações lideradas por mulheres e pessoas trans negras(es), que atuam no enfrentamento ao racismo, para desenvolverem projetos em contexto de impunidades em caso de violência racial. A parceria iniciada entre o ELAS+ Doar para Transformar e a Fundação Ford propõe aos investidores sociais uma oportunidade de formarmos uma aliança de fortalecimento estratégico das organizações.
Queremos contribuir no avanço da promoção de equidade racial no país, atuar para reduzir os índices de mortes violentas de crianças e jovens negros, de mulheres negras vítimas de violência doméstica e de feminicídio, e de assassinato de LGBTQIAP+ negres. A história mostra que investimentos diretos nas mãos de lideranças dos movimentos sociais e dos movimentos negros, em especial das mulheres negras, promovem a equidade nas conquistas e acessos.
◉ Investindo 15 milhões em organizações lideradas por mulheres e em ações da aliança;
◉ Promovendo oficinas de capacitação e fortalecimento institucional;
◉ Viabilizando espaços de articulação política e diálogo entre os movimentos;
◉ Articulando intercâmbios entre ativistas negras no Brasil e nos Estados Unidos;
◉ Organizando o intercâmbio com ativistas nos Estados Unidos.
◉ Articulando intercâmbios entre ativistas negras no Brasil e nos Estados Unidos;
A Aliança Negra pelo Fim da Violência teve início em 2021 com o apoio direto a 78 organizações lideradas por mulheres negras e pessoas trans negras que desenvolveram ações durante um ano. Em 2022, foram selecionadas 16 organizações e redes com experiência de ativismo, que terão 27 meses para desenvolver seus projetos em três linhas de atuação:
E queremos ampliar o apoio para mais 30 organizações.
A atuação política das mulheres negras no Brasil vem estimulando mudanças de mentalidade na sociedade brasileira, denunciando as mortes violentas de pessoas negras no país e fora dele. Assim, constroem diariamente uma narrativa social onde o racismo é crime e vidas negras importam.