Aliança Negra

O que é o Aliança Negra?

O Programa Aliança Negra Pelo Fim da Violência é uma iniciativa de apoio a organizações lideradas por mulheres e pessoas trans negras(es), que atuam no enfrentamento ao racismo, para desenvolverem projetos em contexto de impunidades em caso de violência racial. A parceria iniciada entre o ELAS+ Doar para Transformar e a Fundação Ford propõe aos investidores sociais uma oportunidade de formarmos uma aliança de fortalecimento estratégico das organizações.

O que queremos?

Queremos contribuir no avanço da promoção de equidade racial no país, atuar para reduzir os índices de mortes violentas de crianças e jovens negros, de mulheres negras vítimas de violência doméstica e de feminicídio, e de assassinato de LGBTQIAP+ negres. A história mostra que investimentos diretos nas mãos de lideranças dos movimentos sociais e dos movimentos negros, em especial das mulheres negras, promovem a equidade nas conquistas e acessos.

ESPERAMOS AVANÇAR:

Na construção de um legado de leis e políticas públicas que mudem o cenário racista da sociedade brasileira para esta e futuras gerações.

No impulsionamento do momento importante que vivemos no Brasil, onde casos de racismo e violência contra pessoas negras ganham ampla notoriedade e geram cada vez mais indignação.

No fortalecimento do protagonismo das mulheres negras na liderança dessas transformações.

COMO FAREMOS:

Investindo 15 milhões em organizações lideradas por mulheres e em ações da aliança;

Promovendo oficinas de capacitação e fortalecimento institucional;

Viabilizando espaços de articulação política e diálogo entre os movimentos; 

Articulando intercâmbios entre ativistas negras no Brasil e nos Estados Unidos; 

Organizando o intercâmbio com ativistas nos Estados Unidos.

Articulando intercâmbios entre ativistas negras no Brasil e nos Estados Unidos;

Quem faz parte?

A Aliança Negra pelo Fim da Violência teve início  em 2021 com o apoio direto a 78 organizações lideradas por mulheres negras e pessoas trans negras que desenvolveram ações durante um ano. Em 2022, foram selecionadas 16 organizações e redes com experiência de ativismo, que terão 27 meses para desenvolver seus projetos em três linhas de atuação:

E queremos ampliar o apoio para mais 30 organizações.

Mulheres no Aliança Negra Pelo Fim de Violência

A atuação política das mulheres negras no Brasil vem estimulando mudanças de mentalidade na sociedade brasileira, denunciando as mortes violentas de pessoas negras no país e fora dele. Assim, constroem diariamente uma narrativa social onde o racismo é crime e vidas negras importam.

O artigo da Constituição de 1988 que criminaliza o racismo

Avanços na pauta de Saúde Sexual e Reprodutiva

A obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas públicas

O Estatuto da Igualdade Racial

A política de cotas que prevê 50% das vagas dos institutos federais e instituições de ensino superior a estudantes de escolas públicas

Marcha das Mulheres Negras em Brasília, que mobilizou cerca de 50 mil mulheres em defesa do bem viver e contra o racismo e a violência